A paz do Senhor queridos! Tudo bem?
Mais uma vez vim compartilhar com vocês o que aprendi na leitura do livro: O QUE TODO PROFESSOR DE ESCOLA DOMINICAL DEVE SABER DE ELMER L. TOWNS. Esse é um livro maravilhoso e aconselho adquiri-lo.
A Escola Dominical deve trabalhar junto com o lar para garantir o bom comportamento.
Nós, professores da E.B.D, não podemos tocar em uma criança para discipliná-la (as leis proíbem), devemos então trabalhar em harmonia com o lar. A mãe e o pai tem o direito e a obrigação de disciplinar o filho. Por tanto o lar deve estar envolvido no processo de ensino e não apenas no de disciplina punitiva.
A Escola Dominical deve ser um lugar de amor e aceitação, então a disciplina deve ser manejada com cuidado. O que podemos fazer como professores? A boa disciplina em classe começa com um professor auto disciplinado, devemos nos prepara bem, planejar as atividades de classe, dominar o conteúdo da lição e atentar para as técnicas de ensino.
Devemos ter em mente que só as crianças ouvindo, não é aprender, ensinar não é apenas falar.
Os alunos devem ser levantar, esticar, gritar, marchar e encenar as histórias bíblicas.
As vezes os alunos são disruptivos por causa das condições da sala de aula (muito abafadas, tumultuada, quente, escura). Recursos adequados não garantem a boa disciplina; sua falta, entretanto, produz comportamento oposto.
Uma dica para neutralizarmos os comportamentos disruptivo de nossos alunos é chegando cedo aos domingos para organizar a sala e conversar com eles antes da aula, com o objetivo de conhecê-los melhor. Se uma crianças é rebelde, seja amigo dela, e lembre-se que a Escola Dominical é um lugar para aprender sobre Jesus Cristo. Partilhando amor e atenção, o professor suprirá a necessidade que provoca a rebeldia em sala de aula.
A sala pode ser intimidadora para muitas crianças, por isso reagem contra você, remova algumas das ameaças deixando-os saber o que espera deles.
Alunos respondem melhor quando conhecem a expectativa do professor, por isso esteja sempre alegre e positivo.
Não reaja aos alunos com preconceito ou discriminação, alguns professores não gostam de cabelos compridos, roupas sujas, etc.
Outros passos positivo rumo a boa disciplina incluem orar por bom comportamento, por auxiliares em número suficiente para te ajudar, colocando eles entre os alunos durante a aula, preparar visuais atraentes e orar pelos problemas específicos de cada alunos.
Caso um alunos rebelde rir enquanto a história é contada, retire ele, leve para a secretaria ou um lugar fora da sala, e converse com ele com muito amor, aconselhe-o sobre o bom comportamento e deixe-o alguns minutos pensando, de a ele a responsabilidade para que entre na classe e se comporte bem.
Sua atitude quanto a disciplina é muito importante. Sempre mantenha a meta de bom comportamento perante a classe.
Beijos, volte outra vez!
Nenhum comentário:
Postar um comentário