Olá, a paz do Senhor Jesus! Tudo bem?
Vamos falar um pouco sobre a indisciplina das crianças na Escola Dominical?
Muitos de nós, professores da Escola Dominical, temos problema com o comportamento dos nossos alunos. Aprendi em uma leitura muito agradável do livro O Que Todo Professor de Escola Dominical Deve Saber de Elmer L. Towns, sobre a disciplina eficaz e quero compartilhar com vocês.
Crianças que atiram material longe, cospem, mordem, xingam e até desafiam professores submissos, assim é um resumo da maioria das classes de EBD. E como temos agido como professores de EBD? a punição física não é um opção. Alguns berram com os alunos e eles simplesmente gritam de volta, outros choram ou desistem.
Uma das causas para os estudantes de hoje terem comportamento severamente desordenado é a disciplina permissiva das escolas seculares que invadem a escola dominical, esse entretanto não é o único motivo.
Estamos vivendo uma época em que as crianças vivem carentes de carinhos dos seus pais, eles preenchem o dia inteiro das crianças com várias atividades, para ficarem livres pra fazer o que achar melhor, na maioria das vezes, mergulhar no trabalho ou na academia.
Crianças carentes de afeição em sua vida diária expressam seus desejos por meio de desobediência e comportamento disruptivo.
O que pode ser feito?
Os brindes por bom comportamento não mantém as crianças do século XXI quietas. Os alunos de hoje devem está envolvidos no processo de aprendizado, devem aprender fazendo, falando, encenando e etc.
Uma grande verdade é que a maioria dos professores da escola dominical não estão preparados e nem equipados para partilhar o controle da classe.
A autoridade da escola dominical é a Palavra de Deus, enquanto que a da escola secular é o processo democrático.
Por essa razão, nós como professores da EBD devemos lidar com a indisciplina de nossos alunos de forma diferente aos domingos.
Já que Deus é amor, devemos transmitir o amor em nossas aulas, já que a Bíblia apoia o que é certo, não devemos permitir que nossos alunos permaneçam no erro.
Espero que tenham gostado, um beijo, tchau!
Nenhum comentário:
Postar um comentário